Tipos de Embarcações Offshore e Suas Aplicações na Indústria de Petróleo e Gás
- Luan Dal Bo
- 25 de mai.
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de jun.

PSV – Platform Supply Vessel
Os PSVs são as embarcações responsáveis pelo transporte de suprimentos entre o continente e as plataformas marítimas. Com comprimentos que variam entre 60 e 100 metros e ampla área de convés (até 1.000 m² ou mais), esses navios são projetados para carregar água potável, diesel, lama, cimento e produtos químicos em tanques dedicados. Equipados com sistemas de posicionamento dinâmico (geralmente DP2), conseguem manter a posição automaticamente mesmo em alto-mar e condições climáticas adversas. São essenciais para garantir a continuidade logística das operações offshore.
AHTS – Anchor Handling Tug Supply Vessel
Essas embarcações são projetadas para lidar com tarefas pesadas, como movimentação de âncoras, reboque de plataformas e suporte logístico robusto. O AHTS possui alto bollard pull (força de tração), podendo ultrapassar 200 toneladas, além de contar com guinchos potentes e tambores de cabos de aço para controlar sistemas de ancoragem. São ideais para operações de mobilização e instalação de unidades offshore, além de atuarem em emergências como rebocagem e salvamento.
OSRV – Oil Spill Response Vessel
Os OSRVs são embarcações de resposta ambiental, dedicadas à contenção e recolhimento de vazamentos de óleo. Equipadas com barreiras de contenção, skimmers, dispersantes químicos e tanques para armazenar o óleo recolhido, essas embarcações desempenham um papel crucial na proteção ambiental. Muitos modelos ainda contam com guindastes leves, sistemas de monitoramento e espaço para operação com drones ou helicópteros em grandes áreas contaminadas.
MPSV – Multipurpose Support Vessel
Projetados para múltiplas funções, os MPSVs são embarcações versáteis que atuam em instalação de equipamentos submarinos, inspeções com ROVs, levantamento geofísico e suporte a manutenção de poços. Contam com convés reforçado para cargas pesadas, gruas offshore com capacidade entre 50 e 250 toneladas, sistemas de lançamento de ROV, alojamentos para mais de 100 técnicos e posicionamento dinâmico avançado (DP2 ou DP3). São navios completos para projetos de engenharia submarina.
DSV – Diving Support Vessel
Os DSVs são embarcações especializadas no suporte a mergulhadores profissionais em operações subaquáticas. Possuem câmaras hiperbáricas integradas, sistemas de mergulho saturado, moonpool para acesso submerso seguro e infraestrutura médica de suporte. São construídos para manter mergulhadores por longos períodos em profundidade com total segurança, sendo essenciais em reparos e inspeções de estruturas submarinas.
FPSO – Floating Production Storage and Offloading
Os FPSOs são unidades flutuantes que produzem, processam, armazenam e transferem petróleo extraído do fundo do mar. Com capacidade para processar mais de 200 mil barris por dia e armazenar até 2 milhões de barris, operam ancorados por anos em alto-mar. Possuem sistemas complexos de separação de óleo, gás e água, e são conectados diretamente aos poços produtores. Eliminaram a dependência de oleodutos em muitas operações, especialmente em águas ultraprofundas.
Crew Boats e FSIVs (Fast Support Intervention Vessels)
Essas embarcações rápidas são utilizadas para transporte de tripulantes e cargas leves entre o continente e as plataformas. Com velocidades que podem ultrapassar 30 nós e capacidade para 30 a 70 passageiros, possuem cascos leves (geralmente de alumínio) e tanques dedicados para combustível, água potável e itens de emergência. Algumas versões utilizam propulsão a jato d’água para maior manobrabilidade em áreas confinadas.
Cada uma dessas embarcações desempenha um papel essencial nas operações offshore, e a escolha do tipo certo depende diretamente da natureza técnica da atividade, das condições ambientais e dos requisitos do projeto. A tecnologia e a especialização envolvidas nesses navios refletem o alto grau de sofisticação e exigência da indústria de petróleo e gás em alto-mar.





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